Academia Carioca


ATIVIDADES FÍSICAS
Qualidade de vida, atividades físicas, prevenção a quedas, alimentação saudável 
e cuidados com a saúde são importantes ações que promovemos, 
junto às pessoas da Melhor Idade.



As promoções em saúde vem trazendo inúmeros benefícios para centenas 
de pessoas, com atividades  realizadas não só na Unidade de Saúde, 
mas também nos locais externos aonde se encontram.

O objetivo é prevenir acidentes na terceira idade, numa dinâmica ampla e completa, com o envolvimento de profissionais do NASF, como fisioterapeutas, nutricionistas, enfermeiros, psicólogos e farmacêuticos, uma grande equipe que busca a longevidade com qualidade nessa importante etapa da vida.



Para manter-se saudável e com os níveis de pressão arterial normais, 
siga as 10 dicas para uma vida com Menos Pressão:

1. Caminhe no parque, na mata, ou até mesmo no campinho do bairro.
2. Dê risadas. Muitas!
3. Tire aquelas que você já adiou algumas vezes.
4. Ame mais.
5. E aqueles seus planos de largar o cigarro, como estão?
6. Durma bem e alongue-se antes de sair da cama.
7. Troque a sobremesa por uma fruta.
8. Optar por comidas leves e frescas melhora sua disposição.
9. Diminua o sal.  Incha e retém líquidos!
10. Deixe a cervejinha só para os finais de semana e beba com moderação

________________________________________________________________

ACADEMIA CARIOCA CONTRA A GRIPE
Com muita satisfação, o educador físico Carlos Mariano, promoveu mais 
uma Ação a favor da Saúde.  Integrado no público alvo desta Campanha.

Se você conhece alguém que esteja dentro do público alvo, 
oriente-o a se prevenir, a procurar a Unidade de Saúde da Atenção Primária 
mais próxima de sua residência.

Muitas mobilizações estão acontecendo pela cidade, e uma delas pode estar 
no seu caminho, aproveite!

Este ano a população alvo da vacina, o chamado grupo prioritário foi ampliado. 
Além dos idosos com 60 anos ou mais, crianças de 06 meses a 02 anos, indígenas, gestantes, pessoas privadas de liberdade e profissionais de saúde, 
também receberão a vacina mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério) e os doentes crônicos, com prescrição médica.

________________________________________________________________

FESTA JUNINA
Foi realizada a festa junina promovida pelo educador físico Maricélio na Academia Carioca do CMS Eithel Pinheiro.



  Houve muitas comidas típicas, refrigerantes, doces, brincadeiras e uma quadrilha muito animada para a diversão dos usuários.


 Os pacientes se confraternizaram, dançaram ao som de músicas sertanejas e caipiras com os médicos, enfermeiros e agentes de saúde presentes na ocasião. Tiveram ainda várias comidas típicas, doces e salgados saborosos, refrigerantes e muita animação.

________________________________________________________________

DIA DO DESAFIO
Com um conceito simples, o Dia do Desafio tem como objetivo estimular a 
prática de atividade física. Realizado anualmente, sempre na última quarta-feira 
do mês de maio, o evento propõe que as pessoas interrompam suas 
atividades rotineiras para praticar qualquer tipo de atividade física por 
- no mínimo - 15 minutos consecutivos.


  A partir disso, é esperado que a prática diária de exercícios se torne um 
hábito permanente na vida da população.

________________________________________________________________

DICAS PARA MELHOR SUA SAÚDE FÍSICA

REGRAS PARA PERDER PESO COM SAÚDE


PERDER PESO COM SUCESSO PARA O RESTO DA VIDA (5 passos)


QUAL O MELHOR EXERCÍCIO PARA PERDER PESO? (Parte 1)


QUAL O MELHOR EXERCÍCIO PARA PERDER PESO? (Parte 2)


PERCA 2 Kg EM 2 SEMANAS


CAMINHADA


O QUE USAR?
 A caminhada é um excelente exercício físico aeróbico! E para quem estava parado e quer começar a fazer atividades físicas, a caminhada é sempre indicada como um bom começo. Muitas pessoas possuem o hábito de caminhar, mas não sabem exatamente o que usar! Quantas vezes vemos pelas ruas pessoas fazendo caminhadas de calça jeans, sapatos e outras vestimentas inadequadas para essa prática. Leia e descubra o que usar para caminhar:
- Use roupas leves e confortáveis como, por exemplo, calças de ginástica, camisetas, shorts/bermudas, moletom para dias frios, (tecidos que favoreçam a transpiração, como algodão).
- Use filtro solar.
- Use um calçado adequado – o tênis (Evita causar lesões).
- Boné, caso o sol esteja forte.

BENEFÍCIOS


 A caminhada é considerada ideal para aquela pessoa sedentária que  resolveu começar uma atividade física. Há diversos benefícios, mas você sabe quais? Vamos listar alguns! Animação e “pé na estrada”. 
 - Emagrece: 
A caminhada aliada a uma boa alimentação pode ajudar a emagrecer, já que é um exercício aeróbio. Queima calorias e, conseqüentemente, ajuda no controle do peso.
- Auxilia no controle do colesterol e da diabete: 
A caminhada propicia um melhor condicionamento cardiovascular e pode ajudar a reduzir as taxas de colesterol ruim (LDL e o VLDL). Além disso, pode reduzir os níveis de glicose e melhorar a ação da insulina no corpo.
 - Melhora o humor: 
Deixa a pessoa mais vigorosa e ativa, pois garante a oxigenação do cérebro e, se feito com freqüência, libera a endorfina, que também é chamado de hormônio do bem estar, promovendo uma sensação de prazer, disposição e uma maior animação para a vida. Além disso, você pode usar o tempo da caminhada para refletir sobre seus projetos, sua vida.
 - Deixa os ossos mais fortes: 
As atividades físicas tornam os ossos mais fortes, especialmente a caminhada, já que o grande trabalho se dá nos membros inferiores que sustentam todo o peso do corpo.
 - Fortalece os músculos: 
Fortalece principalmente os músculos dos membros inferiores e isso pode contribuir, inclusive, a ter uma postura melhor, corrigindo aqueles vícios de má postura e sendo vital para quem sente dores na coluna. É importante ficar atento para a forma correta de se caminhar.
 - Melhora a respiração: 
A caminhada contribui para estimular os pulmões e isso, juntamente com outros benefícios, melhora o condicionamento físico e conseqüentemente, melhora a respiração, já que oxigena as células do corpo.
 - Aumenta a circulação do sangue
Isso contribui para o controle da hipertensão arterial e também para diminuição do risco de varizes.
 - Melhora a imunidade do corpo
Exercícios feitos regularmente influenciam na imunidade do organismo.
 - Ajuda a dormir melhor
A caminhada, assim como a maioria das atividades físicas, pode contribuir para uma boa noite de sono, inclusive para aquelas pessoas que possuem problemas de insônia. 
 - Diverte
Isso mesmo! Depois que a caminhada torna-se um hábito, você se diverte praticando-a, além de poder fazer novas amizades “de caminhada” e faz você se sentir mais relaxada e mais animada para as outras tarefas da sua vida.

COMO CAMINHAR?
 

Resumo da gravura para você entender e acréscimo de outros pontos importantes: 

- Mantenha o tronco ereto, queixo paralelo ao solo e observando a focando a frente (15-20 passos), olhar na horizontal, mova os ombros naturalmente e livremente, flexione os braços levemente e fique com o abdômen contraído.
- Caminhe movimentando os cotovelos para frente e para trás, alternando o braço direito com a perna esquerda e vice-versa.
- Apóie primeiro o calcanhar e depois toda a planta do pé e por fim os dedos.
- Use meias para não dar bolhas nos pés.
- Mantenha movimentos rítmicos.
- Alongue-se antes e depois da caminhada.
RECOMENDAÇÕES
- Faça uma avaliação médica. Antes do início de qualquer programa de atividade física, é necessário ter uma avaliação médica. Isso é o primeiro que deve ser feito.
clicar na imagem para ampliar
- Alongue-se! O alongamento é necessário antes da caminhada e também depois da caminhada, tanto os membros inferiores quanto os superiores, independente se for caminhar na esteira ou na rua. Isso pode evitar lesões.
- Vá com calma, se estiver começando. Comece alternando um dia de descanso com um dia de exercício. Comece devagar, caminhando por vinte minutos, três vezes por semana e depois vá aumentando o tempo e incluindo gradualmente esse exercício nas suas atividades diárias.
- Seja freqüente e faça disso um hábito. Faça no mínimo três vezes por semana. Não interrompa a caminhada, indo de vez em quando. Crie uma rotina de exercícios e siga sempre. Obviamente, imprevistos podem acontecer e, eventualmente, você pode ter que “falhar” em sua rotina. O que não pode é isso se tornar um hábito! Caminhe regularmente.
- Não faça caminhada em jejum. Não faça nunca nenhuma atividade física em jejum. Caso for fazer a caminhada pela manhã e não consegue comer direito, tome pelo menos uma vitamina. Você precisa de energia para caminhar!
- Hidrate seu corpo. Beba bastante água para hidratar. Pode beber antes, durante e depois da caminhada.
- Não fique passeando. Encare a caminhada como uma atividade física e não fique andando como se estivesse em um passeio, parando a todo o momento. É necessário ter ritmo.
- Não coma muito. Não coma muito antes de caminhar porque pode dar uma sensação de mal-estar e, até mesmo, prejudicar o exercício físico, trazendo outras complicações.
- Pratique no seu tempo, se sua agenda sem horários rotineiros. Isso mesmo! O ideal seria ter um horário físico para que seu organismo se adapte melhor, mas se para você dá para fazer dessa maneira, faça dentro do seu tempo e não desanime. O importante é não parar e ter uma atividade física freqüente. Não desista.
- Mantenha postura adequada. É importante permanecer ereto, olhando para frente e com abdome contraído.
- Use tênis e roupas adequadas.


ESTRATÉGIA PARA MANTER A CAMINHADA
A caminhada pode ser uma excelente atividade física de início para quem ficou durante muito tempo afastado do exercício ou para os mais sedentários. Várias pessoas desanimam quando o assunto é caminhar. Tentam, tentam e “morrem na praia”. Desistem! O que fazer diante disso? O melhor é criar planejamento para a sua caminhada.
Descubra algumas estratégias para manter a caminhada como uma atividade física regular:
- Use roupas e sapatos corretos.
- Tenha objetivos claros com a caminhada. Qual o seu objetivo? Perda de peso? Enrijecimento? Ter uma apenas uma prática de exercícios diária? Trace seus objetivos para saber o quanto vai precisar andar.
- Tenha um plano de caminhada. As pessoas que não seguem um plano de caminhada chegam a um ponto que não se sentem desafiadas com esse tipo de exercício e começam a tê-la como uma atividade monótona. O plano de caminhada é sempre associado aos seus objetivos, o que torna o exercício muito mais eficaz e prazeroso, já que você sempre estará saindo da “zona da facilidade do exercício” para um nível um pouco mais intenso. Consulte um especialista para lhe ajudar a criar um plano de caminhadas que atenda ao seu perfil e seus objetivos.
- Possua companhia. Se alguém for caminhar com você fica mais difícil de desistir. Vale até entrar em uma turma de “caminhantes”, chamar seu vizinho, conhecer pessoas no próprio lugar de caminhada, convidar amigos e levar até o seu cachorro!
- Exercite na intensidade certa. Se quiser emagrecer, a intensidade que você vai precisar exercitar é diferente de alguém que quer apenas enrijecer, por exemplo. O monitor de freqüência cardíaca também ajuda na avaliação da intensidade adequada para a sua prática diária de acordo com um diagnóstico médico.
- Obedeça aos limites de seu corpo. Não é para fazer corpo mole! Há dias que você pode estar muito cansado, doente ou ter abusado na intensidade do exercício na última caminhada. Não pode ser algo freqüente, mas se esse é o seu caso, o mais aconselhável é recarregar as pilhas e guardar a energia para um próximo dia. Ou então, de repente você começa a sentir um desconforto enorme durante a caminhada. Se você sentir muito mal, o melhor é recuar.
- Seja criativo. Se um dia não pode caminhar o tempo que você traçou como meta diária, caminhe menos e recompense no outro dia. Se você não puder caminhar todos os dias, tente pelo menos três vezes por semana. Ou se não tem um tempo longo para praticar caminhada, desça ou estacione antes do seu local de trabalho/escola e ande. Seja criativo e procure brechas e crie maneiras para ir caminhar. O mais importante é ter uma regularidade e não desistir!
- Recompense a si mesmo. Deleite-se com um novo par de tênis, uma roupa para caminhada, pares de meias. Algo que possa lhe motivar pela caminhada, mas sem lhe jogar no “buraco”. Nada de se recompensar com um docinho pós-caminhada! As suas recompensas devem ser saudáveis!
Não se esqueça que antes de começar qualquer atividade física é necessário fazer uma avaliação médica! Caminhe seguro e saudável!

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estr. do Taquaral, S/N Rua M com Rua C - Senador Camará

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h

Telefone

(21) 3338-5870

Tecnologia do Blogger.